Os Chakras

Postado por Estrela Mística Oficial em

OS CHAKRAS 

Na filosofia iogue hindu, os chacras são os centros da energia invisível do corpo humano. Por essa razão, eventuais bloqueios podem resultar em problemas físicos e emocionais que podem ser revertidos através de meditação.

Para isso, vamos ajudar você a entender o que são os 7 chakras do corpo, a descobrir como equilibrá-los, e ainda ensinaremos como usar os mantras para ativá-los.

A palavra Chakra, de origem Sânscrito, significa: roda, círculo, centros magnéticos de força, existente no corpo humano e que se encontram espalhados por toda a extensão da coluna vertebral.

Entre os estudiosos, os principais chakras são sete.

A localização foi feita entre as vértebras, mas as energias são manifestadas bem mais adiante, na parte frontal do corpo físico. Sua influência pode ser sentida em nível físico, porque cada chakra está ligado às áreas/órgãos vitais. À medida que vamos obtendo conhecimento de suas características, podemos entrar em contato com nossas habilidades e nossas dificuldades no dia-a-dia.


Apresentamos aqui os sete principais chakras e algumas de suas características:

1 – Múládhára Chakra (Bíja LAM) – “múla” significa: raíz e “dhára” significa: suporte e sustentação. Portanto, significa chakra raiz ou básico, está relacionado ao nível físico, à realidade do mundo material. Múládhára Chakra localiza-se na base da coluna vertebral, na região do períneo, entre os genitais e ânus, e corresponde às glândulas endócrinas supra renais e ao plexo nervoso autônomo coccíneo.
O elemento é: terra
A nota musical é: Dó
A cor é: vermelha
E o mantra: LAM

2 – Swádhisthána Chakra (Bíja VAM) – Suporte do sopro da vida. Esse chakra é também chamado centro sexual, ele está ligado ao nível instintivo e se caracteriza pela noção de fluidez. Localiza-se nas glândulas endócrinas sexuais e ao plexo nervoso sacro.
O elemento é: água
A nota musical é: Ré
A cor é: laranja
E o mantra: VAM

3 – Manipura Chakra (Bíja RAM) – “mani” significa: jóia, e “pura” significa: cidade. Este chakra é também denominado centro Epigástrico. Ele está relacionado ao nível emocional e suas características são a expansão e o calor.
O elemento é: fogo
A nota musical é: Mi
A cor é: amarelo solar
E o mantra: RAM

4 – Anáhata Chakra (Bíja YAM) – significa o som místico e este chakra é assim chamado porque se diz que a concentração neste centro permite escutar o “Sabda Brahma”, isto é, o som primordial que surge sem o choque de dois objetos. Ele é também denominado chakra cardíaco e está relacionado ao nível afetivo, caracterizando-se pelas noções de relacionamento e simpatia. Sua localização é a região do externo, correspondendo à glândula endócrina timo e ao plexo nervoso cardíaco e pulmonar.
O elemento é: ar
A nota musical é: Fá
A cor é: verde
E o mantra: YAM

5 – Vishuddha Chakra (Bíja HAM) – significa grande pureza, e este chakra é também denominado centro laríngeo. Ele está relacionado ao nível criativo caracterizando-se pela criatividade em todos os sentidos: artístico, intelectual ou moral e pelo desenvolvimento do conhecimento intuitivo e espiritual. Devido a este último, ele é chamado de “O Portal da Grande Liberação”. Está ligado também a verbalização dos sentimentos, emoções e sensações. Localiza-se na região da garganta, no centro do pescoço e corresponde à glândula endócrina tiróide e ao plexo nervoso laríngeo.
O elemento é: espaço
A nota musical é: Sol
A cor é: azul claro
E o mantra: HAM

6 – Ájña Chakra (Bíja OM) – é denominado centro frontal, o ponto crístico. Ele está relacionado ao nível intelectual e está ligado à consciência e a atividade mental em todas as suas formas e graus. Tem relação com o cérebro e o sistema nervoso central. Assim como com os olhos, orelhas, nariz e órgãos internos. Fica localizado na região entre os olhos e corresponde à glândula endócrina hipófise ou pituitária e ao plexo nervoso cavernoso.
O elemento é: éter
A nota musical é: Lá
A cor é: azul marinho
E o mantra: OM

7 – Sahasrara Chakra – é chamado de Centro Superior. Ele está relacionado ao nível transcendental ou transpessoal e é assim chamado, pois neste nível o indivíduo já ultrapassou as limitações do ego e consegue viver com total consciência a plenitude do ser. Fica localizado no topo da cabeça e corresponde à glândula endócrina pineal.
A nota musical é: Si
A cor é: violeta
E o mantra: AUM

DESPERTANDO OS CHAKRAS

São necessários 3 procedimentos fundamentais para despertar os chakras:

1.    MUDRA (postura do dedo): Regula os elementos, que ajuda a despertar a Kundalini e movimento ascendente do prana. Estimular uma parte do corpo pode ter um efeito positivo sobre outra parte do corpo.
2.    SOM / Mantra: Grupos de palavras que carregam vibrações e energia para órgãos específicos.
3.    COR / Visualização: Usando cores diferentes objetivos para equilibrar e melhorar os nossos centros de energia do corpo / chakras e também para ajudar a estimular o nosso processo cura do próprio corpo.

MEDITAÇÃO PARA O CHAKRA

•    Mudras + som abrem o chakra.
•    Mudras têm o poder de emitir mais energia aos chakras.
•    Deve-se seguir a seqüência de abertura de chakras da raiz à coroa.
•    Cantar o som 3 vezes.
•    Todo o sistema endócrino é equilibrado e o corpo se torna saudável.
•    Sente-se confortavelmente no asana (postura).
•    Fazer Aswini mudra 10 vezes.

Método do Aswini mudra: Sente-se em qualquer asana meditativo, feche os olhos para relaxar o corpo todo. Em seguida, levar a consciência para a região do períneo. Rapidamente contraia os músculos do esfíncter anal por alguns segundos, sem forçar, e depois relaxe. Só faça a contração para a área anal. Repita 10 vezes. Respire fundo até que esteja completamente relaxado e imagine que você está flutuando no ar

POTENCIALIZANDO OS CHAKRAS COM A AJUDA DO MANTRA VIBRATÓRIO

•    1º chakra: potencialize suas vibrações com o mantra LAM. 
•    2º chakra: ative o mantra com o som VAM. 
•    3º chakra: melhore a energia desse chakra com o som RAM. 
•    4º chakra: quer potencializar o chakra cardíaco? Então, utilize o mantra vibratório YAM. 
•    5 º chakra: ative o mantra HAM para potencializar suas ações. 
•    6 º chakra: para potencializar as vibrações, utilize o som OM. 
•    7º chakra: para ativar o mantra do chakra coronário, repita o som AUM. 

Para que a ativação de chakras por meio dos mantras de fato funcione, é preciso colocar as mãos delicadamente acima de cada chakra e repetir o som três por 9, 27 ou 108 vezes. Concentração é fundamental. Por isso, esteja em uma posição confortável, feche os olhos e desligue seu cérebro de tudo aquilo que é externo. Concentre sua mente unicamente em sua energia. 

Ter os 7 chakras em equilíbrio, harmonia, em alinhamento é fundamental para a nossa saúde e bem estar.
Que possamos sempre cantar, entoar e nos elevar através dos mantras em nossas vidas!

 


Compartilhe esta postagem



← Postagem anterior Postagem seguinte →


0 comentários

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados.

Artigos Relacionados

Como utilizar as frequências Hertz?
Como utilizar as frequências Hertz?
Que frequência devo ouvir primeiro e em que ordem? Não há regras sobre como usar as frequências Hertz, nenhuma ordem particular de seguir. Ouça as que se sentir mais atraído. Ouça a frequência de escolha apenas enquanto estiver fazendo bem para você. A...
Leia Mais
Entenda o que é um Japamala, como é feito e quais são suas principais funções.
Entenda o que é um Japamala, como é feito e quais são suas principais funções.
Japamala é usado prática e estudo da filosofia do Yoga e também praticantes de meditação. O que é e qual a origem da palavra Japamala? Japamala é um colar budista, como se fosse um de terço utilizado em práticas espirituais. É uma ferramenta ancestral ...
Leia Mais