Música, religião e mitologia Celta

Postado por Estrela Mística Oficial em

A Civilização Celta utilizava de diversos recursos como flautas, gaita de foles, harpas para produzir músicas. Assim, a maioria das produções eram de caráter religioso e eram realizadas por trovadores, druidas, bardos e dançarinos. Nesse sentido, a música produzida pelos Celtas ainda influencia a cultura atual, principalmente da música folclórica irlandesa e escocesa.

Em relação à religião, os Celtas acreditavam em diversos deuses. Ou seja, eram politeístas. Assim, as crenças da civilização era baseada em misticismos. Além disso, realizavam cerimônias, festas e rituais para homenagear deuses e deusas. Dessa forma, os druidas – também chamados de sacerdotes – conduziam os rituais. Em algumas ocasiões, havia o sacrifício de humanos. Dentre os deuses que mais se destacavam, podemos citar:

  • Deusa-mãe: deusa da natureza
  • Tan Hill: deus do fogo
  • Tailtiu e Macha: deusas da natureza
  • Epona: a deusa dos cavalos
  • Goibiniu: deus fabricante de cerveja

Música Celta, sua origem e influências

Sua origem é bem controversa.

Há quem diga que surgiu com os Bardos e  os Druidas (período Paleolítico pré-Celta). Povo politeísta com crenças enraizadas nas forças da natureza, fundamentadas no amor e sabedoria.

Historiadores remetem esta origem, a influência da união dos povos da Irlanda, Escócia, Bretanha, Galiza, País de Gales e Cornualha.

Segundo eles, o inicio se deu há 20 mil anos atrás (período Mesolítico). A época em que o planeta terra esteve imerso em uma enorme glaciação.

Habitantes da Europa que fugiam do gelo, migraram em busca de refúgio até a atual Galiza (noroeste da Península Ibérica). Dez mil anos depois (período Neolítico), esta população migrou para a Irlanda, e em seguida foram para a Grã-Bretanha. Esta foi chamada de ‘A grande epopeia do povo Celta’. A reunião destes povos mantiveram influências em comum e enriqueceram sua música.

Quando se tornou mundialmente conhecida

Em meados dos anos 60, com o surgimento do Movimento Nacional Irlandês a música celta entrou no mercado Norte Americano e foi ganhando popularidade. Nos anos 90 ficou conhecida internacionalmente com o New age (ramificação moderna da música Celta).

A descrição mais aproximada deste estilo musical, é que se trata de um tipo de folk com melodia e letras distintas, que rompeu fronteiras, sendo tocada e ouvida em todo cenário mundial.

A expressão música celta refere-se aos estilos populares da Irlanda, Portugal, Escócia, Galiza, País de Gales, Ilha de Man, Cornualha e Bretanha, que usavam as formas tradicionais de danças e os improvisos dos trovadores. É caracterizada pelo ritmo vigoroso das danças, a utilização de flautas e de rabecas, e o uso de línguas locais nas letras das músicas.

Os Instrumentos:

Os instrumentos usados hoje para a execução da música celta são todos modernos, entretanto, existiram instrumentos antigos como a flauta celta, composta de furos exclusivos na frente feita de bambu, e outros como pandeiros feitos com pele de animais. Os instrumentos utilizados para a execução destas músicas são, quase todos, inventados ou transformados no Século XVII e XVIII, devido a dificuldade de manter o controle da nota na flauta original celta (sem chaves para modular as oitavas a flauta exigia certa habilidade do músico e imprecisão de afinação devido ao diâmetro do bambu ser diferenciado), por isso, flauta de bambu foi substituída por outras de melhor material a fim de atingir um padrão de afinação. A música folclórica irlandesa conservou fortes traços da música barroca, onde a “música celta” tem as suas verdadeiras raízes. Além da gaita de fole, flauta, violino, harpa e concertina (conhecidos na maior parte do mundo), ainda existe um importante instrumento de percussão pouco conhecido, chamado bodhrán.

   Harpa


Gaita de fole

 CONHEÇA NOSSO CANAL DO YOUTUBE E ESCUTE AS MÚSICAS CELTA PARA RELAXAR, FOCAR, TRANQUILIZAR. 


Compartilhe esta postagem



← Postagem anterior Postagem seguinte →


0 comentários

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados.

Artigos Relacionados

Como utilizar as frequências Hertz?
Como utilizar as frequências Hertz?
Que frequência devo ouvir primeiro e em que ordem? Não há regras sobre como usar as frequências Hertz, nenhuma ordem particular de seguir. Ouça as que se sentir mais atraído. Ouça a frequência de escolha apenas enquanto estiver fazendo bem para você. A...
Leia Mais
Entenda o que é um Japamala, como é feito e quais são suas principais funções.
Entenda o que é um Japamala, como é feito e quais são suas principais funções.
Japamala é usado prática e estudo da filosofia do Yoga e também praticantes de meditação. O que é e qual a origem da palavra Japamala? Japamala é um colar budista, como se fosse um de terço utilizado em práticas espirituais. É uma ferramenta ancestral ...
Leia Mais
O que é Yoga?
O que é Yoga?
O que é Yoga? Se você acha que yoga é apenas torcer e movimentar o corpo de forma esquisita, está na hora de repensar. Yoga é muito mais do que posturas. Derivado da palavra em sânscrito "yuj", que significa "unir ou integrar", yoga é um conjunto de co...
Leia Mais